quarta-feira, 7 de março de 2012

Informações a respeito das duas universidades brasileiras mais renomadas


USP entra no ranking das melhores universidades do mundo, segundo o THE

Universidade de São Paulo sobe 54 posições e entra para o grupo de elite das 200 melhores do mundo

EXAME.com
São Paulo - A Universidade de São Paulo (USP) acaba de ser anunciada como uma das 200 melhores universidades do mundo, segundo o ranking anual do Times Higher Education. Ela é a única brasileira a aparecer entre as top 200. A instituição ocupa a 178ª da lista.  
No ano passado, a USP ficou com a 232ª posição no ranking. Este ano, ganhou nota 61,7 por seu corpo docente e 58 por pesquisa. No total, sua nota foi de 44,1.
Só em 2010, os pesquisadores da universidade publicaram mais de 19 mil trabalhos no Brasil e 8,4 mil em publicações científicas internacionais. Ao todo, são 229 cursos de graduação divididos em campi em 7 cidades diferentes pelo estado de São Paulo.
Os últimos dias foram de glórias para a universidade. No início da semana, ficou no topo da lista das melhores universidades da América Latina. E, nesta noite, foi considerada a melhor universidade pública do Brasil, segundo o Guia do Estudante. 
A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) também entrou para o ranking. Mas caiu posições com relação ao ano passado. No ranking divulgado hoje, a instituição está entre a posição 276 e 300. No ano passado, ficou com o 248ª lugar na lista. 


Unicamp é a melhor universidade do Brasil, segundo o MEC

Mariana Nadai | 17/11/2011
A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) foi considerada a melhor universidade do Brasil, segundo o Índice Geral de Cursos (IGC) 2010, divulgado nesta quinta-feira (17), pelo Ministério da Educação (MEC).
O IGC avalia uma faculdade, um centro universitário ou uma universidade a partir da qualidade de seus cursos de graduação e pós-graduação, em uma escala de 1 a 5. Os resultados 1 e 2 são considerados insatisfatórios; 3, razoável; e 4 e 5, bons.
A Unicamp recebeu uma nota 4,69. Em segundo lugar aparece a Universidade Estadual de Lavras (Ufla), com 4,31 pontos, e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com 4,30.
Na lista das 10 melhores instituições, a faculdade de Campinas é a única estadual, as outras nove universidades listadas são federais. A Universidade de São Paulo (USP), sempre presente em rankings internacionais das melhores escolas superiores, não recebeu avaliação do MEC por não ter participado do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), que é usado no cálculo da nota.

Confira as 10 melhores universidades, segundo o IGC
Nome da Instituição
Estado
Nota
Faixa no IGC
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
SP
4,69
5
Universidade Federal de Lavras (UFLA)
MG
4,31
5
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
RS
4,30
5
Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)
SP
4,29
5
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
MG
4,25
5
Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
SP
4,16
5
Universidade Federal de Viçosa (UFV)
MG
4,14
5
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
RJ
4,01
5
Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)
MG
3,99
5
Universidade Federal de Itajubá (Unifei)
MG
3,98
5
*Fonte MEC

Nenhum comentário:

Postar um comentário