domingo, 10 de março de 2013

APROFUNDAMENTO 2013 - Aula 01

1.E 2.C 3.E 4.D 5.B 6.E 7.E 8.D 9.D 10. A 15. a) Pertencem á Idade Média, ao Trovadorismo, como se pode notar pelo português arcaico e por uma expressão típica da poesia trovadoresca: meu amigo, no sentido de namorado. Outra característica que nos remete ao Trovadorismo é a atribuição do lamento amoroso a uma emissora feminina ( eu lírico feminino). b) Trata-se de uma cantiga de amigo, poesia lírico-amorosa, de extração folclórica, de origem popular, na qual o eu lírico feminino lamenta a saudade do amigo, do namorado. c) Quando, sem seu amado, a moça sozinha tenta dormir e não consegue, nunca amanhece, por mais que ela suplique a Deus; mas, quando está acompanhada de seu amado, a manhã se apressa a chegar. 16. a) O emissor define-se como feminino, pois fala afetivamente de um amigo ou amado. No caso, a moça dirige-se às flores e a Deus, pedindo notícias do amante. b) Paralelismo: estrofes que se organizam aos pares, sendo a estrofe par variante da ímpar , com refrão e alteração somente nas palavras finais dos versos. 17. a) A natureza ( flores do verde pinho, flores do verde ramo) integra o universo emotivo da moça, associando-se a Deus, que também é chamado na fala apaixonada da moça, que, pergunta sobre o namorado aos elementos que a cercam. b) O namorado viajou, prometendo voltar em breve. Ela o espera conversando com a natureza sobre a saudade que sente. 18. a) Eu lírico masculino, pois fala afetivamente a uma mulher, que, em português arcaico se dizia senhor, qualificando-a de fremosa (formosa). Ele lhe pergunta que erro ele teria cometido, já que ela se recusa a amá-lo. b) Presença do vocativo no feminino com adjetivo enaltecedor ( superioridade/ idealização): senhor fremosa. O eu lírico fala mais da amada que de si, definindo-se como dependente dos encantos físicos e morais dela ( vassalagem amorosa). 19. As cantigas são poemas acompanhados de músicas, são peças musicais. ( melopeia = peças musicais). O poema é composto para o canto, com acompanhamento instrumental. A sonoridade das palavras é explorada buscando com isso que elas operem como veículo de emoção. 20. os dois são cantigas de maldizer, pois são sátiras abertas, diretas a pessoas cujas identidades são reveladas. Além disso, a linguagem é vulgar e o assunto, escabroso.

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